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Por que celebramos o Natal, o Dia de Reis, a Páscoa, a Ascensão, o Pentecostes? Por que razão a coroa de advento, prendas, estrelas, anjos, pastores são centrais no Natal? Por que comemos cabrito ou borrego na Páscoa? De onde nos vêm expressões como " daqui lavo as minhas mãos " ou " bode expiatório" ou "coisas do arco da velha"? Que está por detrás de tantas pinturas clássicas, de obras centrais da literatura mundial, de filmes como os Dez Mandamentos, o Príncipe do Egipto, The Climb? Que se entende por Verdade, Amor, Justiça, Gratidão, Compaixão, Arrependimento, Perdão...? Quem foi Eva, Adão, Abel, Caim, Sansão, David, Samuel, Rute, Débora, Daniel, Isaías ou Jeremias ?

Thursday, July 17, 2008

The Good Samaritan PARABLE / A PARÁBOLA do Bom Samaritano ilustrada em ODIVELAS





Por alunos da / by Pupils from the EB2,3 Isabel de Arroja, Odivelas
In this parable we have on the one side, a ROBBED VICTIM, SPANKED, LEFT ALONE TO DIE, that DESPERATELY NEEDS HELP, but has no one interested in helping him out of the situation, not even the ones that would be expected to lend him assistance: the priest, the levite.
Nesta parábola, temos, por um lado, uma VÍTIMA ASSALTADA, ESPANCADA, DEIXADA PARA MORRER, que NECESSITA DESESPERADAMENTE DE AUXÍLIO, mas não tem ninguém que a ajude, nem mesmo os que esperariamos que lhe prestassem ajuda: o sacerdote, o levita.
On the other side, we have a GOOD SAMARITAN, someone from a different ethnical group, who was not expected to be the neighbour of the man on the ground, but who becomes his Neighbour but who becomes his neighbour by choice, not by duty. Por outro lado temos um BOM SAMARITANO, um homem de Samaria, de uma outra etnia, que não tem necessariamente que ser o próximo daquele outro homem, mas decide tornar-se o seu próximo, não por dever, mas por escolha.

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