A Bíblia: uma Biblioteca de Livros para Todos - de Todas as Idades, Culturas e Gerações

Por que celebramos o Natal, o Dia de Reis, a Páscoa, a Ascensão, o Pentecostes? Por que razão a coroa de advento, prendas, estrelas, anjos, pastores são centrais no Natal? Por que comemos cabrito ou borrego na Páscoa? De onde nos vêm expressões como " daqui lavo as minhas mãos " ou " bode expiatório" ou "coisas do arco da velha"? Que está por detrás de tantas pinturas clássicas, de obras centrais da literatura mundial, de filmes como os Dez Mandamentos, o Príncipe do Egipto, The Climb? Que se entende por Verdade, Amor, Justiça, Gratidão, Compaixão, Arrependimento, Perdão...? Quem foi Eva, Adão, Abel, Caim, Sansão, David, Samuel, Rute, Débora, Daniel, Isaías ou Jeremias ?

Saturday, April 28, 2007

Tarefa ATBible em 90 Minutos - 90 Minutes ATBible assignment






Cerca de 15 escolas de Lisboa e arredores já realizaram este ano a Tarefa 90 minutos de aula ATB. Foi envolvida pelo menos uma turma de cada escola e um Professor de Inglês, ou de Educação Cívica, ou de Área de Projecto, de Religião , de Português ou de Artes... no caso de algumas escolas estiveram envolvidas duas ou mais destas disciplinas. Aos alunos é contado o texto do Filho Pródigo/ do Bom Samaritano/ da Parábola do Semeador/da Decisão de Salomão sobre as Duas Mães/ de David e Golias...em inglês ( em português em Jardim de Infância, onde a ênfase é dada a vocábulos, números, sons em Inglês) com a ajuda de desenhos, cartões, frases....os alunos desenham o que ouviram e juntam-lhe textos, títulos, palavras, legendas, balões de fala em inglês...tudo em apenas 90 minutos.
About 15 schools in Lisbon and its surroundings have completed in 2006/2007 the 90 minute class ATB task with the involvement of at least one class and one teacher per school, usually the Teacher of English, but, in some cases, the Teacher of Civics /Project Area/Religion/ Arts or the Portuguese Teacher. In a couple of these schools more than one subject has been directly involved. The students listen to the telling of Bible texts such as The Prodigal Son/ The Good Samaritan/ The Parable of the Sower/ Solomon's Wise Decision on the Two Mothers/ David and Goliah...usually in English ( in Kindergartens the emphasis is given to words, numbers, sounds in English ). Then they draw part or the whole sequence they have just heard and add some texts/ subtitles/ speech bubbles, in English, to the pictures with bigger or smaller support of the teachers in class....all in all this takes a 90 minute class to complete the whole assignment.

No comments: