A Bíblia: uma Biblioteca de Livros para Todos - de Todas as Idades, Culturas e Gerações

Por que celebramos o Natal, o Dia de Reis, a Páscoa, a Ascensão, o Pentecostes? Por que razão a coroa de advento, prendas, estrelas, anjos, pastores são centrais no Natal? Por que comemos cabrito ou borrego na Páscoa? De onde nos vêm expressões como " daqui lavo as minhas mãos " ou " bode expiatório" ou "coisas do arco da velha"? Que está por detrás de tantas pinturas clássicas, de obras centrais da literatura mundial, de filmes como os Dez Mandamentos, o Príncipe do Egipto, The Climb? Que se entende por Verdade, Amor, Justiça, Gratidão, Compaixão, Arrependimento, Perdão...? Quem foi Eva, Adão, Abel, Caim, Sansão, David, Samuel, Rute, Débora, Daniel, Isaías ou Jeremias ?

Sunday, May 21, 2017

THE ASCENSION OF CHRIST » Back to the eternal Glory ; 5ª feira de Espiga marca A ASCENSÃO DE CRISTO de regresso À GLÓRIA

40 dias depois do Domingo da Ressurreição de Cristo, celebra-se o momento da Ascensão de Cristo aos céus, no corpo físico incorruptível que lhe permitia comer com os discípulos, ser tocado por eles, o corpo marcado com a entrada dos pregos nas mãos e nos pés, a entrada da lança do soldado romano, no lado, como Caravaggio tão bem ilustra no seu famoso quadro. 


CRISTO ASCENDEU aos céus, para retomar a Glória do Seu Lugar Eterno de Criador e Senhor de tudo; a Sua Majestade fora interrompida durante os 33 anos que passou com a humanidade decaída  e cujo fardo de pecado carregou: o Criador, Justo, Inocente, avançou para ser julgado e condenado em lugar dos pecadores ( as Suas criaturas desobedientes), no Tribunal da Cruz do Calvário. O Seu Sangue impoluto foi o  preço do nosso resgate, dos que crêem Nele. A Sua Vitória sobre a morte eterna ficou visível na Ressurreição.
Mas não podia ficar connosco porque DESCERA DO CÉU (Emanuel, Deus connosco) e é de Cima. Depois de dar as últimas instruções aos Seus discípulos, foi levantado nas nuvens para o Seu Reino, onde foi coroado e entronizado Rei dos Reis, o Homem à direita de Deus Pai, o Nosso Mediador ÚNICO, o nosso Advogado e Sumo ( Principal) Sacerdote, que continuamente intercede por nós junto de Deus Pai. Prometeu que, subindo Ele, não nos deixaria sós. Enviou a Terceira Pessoa da Trindade, o Senhor Espírito Santo, dez dias depois: o Pentecostes celebra a Sua Descida.

Tal como subiu nas nuvens, Cristo voltará nas nuvens, como explicaram os anjos aos discípulos, estupefactos, que permaneciam de ol
​h​
os fixados no céu, no local perto de Betânia onde O tinham visto ser tomado para Cima.

Tal como prometeu, Cristo vai voltar um dia, breve, primeiro para recolher para Si os que Nele crêem e O servem ( Rapture-Arrebatamento), voltará posteriormente, de novo, para julgar a todos, vivos e mortos.
5ª feira de Espiga/da Ascensão de Cristo de Regresso à Glória que sempre teve é comemorada na próxima 5ª feira, dia 25 de maio.
Como a vai celebrar?
Uma forma simbólica de o fazer é deixar subir um balão, com hélio e contar até 40 para lembrar o número de dias que decorreram entre a Ressurreição e a Ascensão de Cristo.
Ele não era da terra... tinha de voltar para o céu